Menu


Heraldo Paarmann, o rockstar do Imirim

13 JUL 2017
13 de Julho de 2017
Heraldo Veridiano dos Santos é conhecido pelo nome artístico de Heraldo Paarmann. Guitarrista profissional desde 1981, viveu seus primeiros anos de vida no bairro do Peruche e ainda criança veio morar no Imirim, onde reside há 45 anos.

O músico contou em uma entrevista que tocava bateria nas panelas de sua mãe aos 3 anos de idade. Quando tinha 6 anos, o músico ganhou de seu pai uma bateria usada. Na adolescência, Paarmann montou uma banda como os amigos e ali começou a se interessar por guitarra.

Sua carreira profissional na música começou em 1984 quando dava aulas de guitarra e bateria. Em 1989, Heraldo Paarmann ingressou numa banda de country rock, a Banda de Rodagem, na qual teve seu primeiro contato com diversos músicos profissionais.

Certo dia, Paarmann ouviu no rádio que a banda Ultraje a Rigor procurava por um guitarrista. O músico entrou em contato com o produtor da banda e foi chamado para um teste. Um mês depois, Roger, o vocalista da banda, ligou para Heraldo convidando-o para um novo teste. Roger estava em dúvida entre Paarmann e um outro músico. No fim, nosso vizinho foi o escolhido.

Foram 11 anos como guitarrista da banda conhecida por sucessos como Inútil, Pelado e Nós vamos invadir sua praiaCom a banda, o músico participou de diversos programas de TV e do Rock In Rio 3 em 2001 (vídeo abaixo):
Ainda no Ultraje a Rigor, Heraldo Paarmann recebeu disco de ouro pela venda de 100 mil cópias do álbum 18 anos sem tirar, de 1999. Em 2001 o grupo foi indicado ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum de rock.

Heraldo tornou-se Bacharel em Música com especialização em Guitarra, Especialista em Docência Superior em Música e Mestre em Música na Área de Educação Musical. Atualmente, Paarmann se dedica à docência em um curso de Licenciatura em Música e aulas particulares de guitarra.


Em 1999, Paarmann uniu-se a outros músicos para formar o Quarteto Kroma, um grupo instrumental que utiliza guitarras para interpretar vários gêneros e estilos musicais. Em 2010 o quarteto recebeu uma menção honrosa pelo destaque de inovação da guitarra na década de 2000, quando participou do projeto Mostra Guitarras do Brasil.
Sobre o Imirim, Heraldo Paarmann diz que o bairro sempre lhe pareceu uma cidade do interior, ao qual tem muito carinho. Após conhecer o Brasil nas turnês em que participou com o Ultraje a Rigor, o Imirim continua tendo um destaque especial na vida do músico que vive atualmente com sua família em nosso bairro.

Em maio de 2017, Paarmann foi um dos homenageados na Sessão Solene em comemoração aos 173 anos do bairro Imirim, em que personalidades e cidadãos de destaque do bairro são agraciados por autoridades políticas e de outras instituições.

Leia também:

Voltar