Menu


10 mentiras sobre o Imirim que nós gostaríamos que fossem verdades

01 ABR 2016
01 de Abril de 2016
No Dia da Mentira, elaboramos 10 mentiras sobre o Imirim que nós adoraríamos que fossem verdades. Confira:

1. Estação Imirim do Metrô

É inaugurada a mais nova estação da Linha Azul do metrô. A estação Imirim liga as estações Santana e Jd. São Paulo. Localizada na altura do número 2500 da Avenida Imirim, a linha atende mais de 50 mil moradores da região.

2. Praças do Imirim são revitalizadas

Todas as praças do Imirim foram revitalizadas e são frequentadas por famílias. Os espaços oferecem brinquedos para as crianças, como: escorregador, balanço, gira-gira entre outros. Para os idosos há equipamentos para exercícios físicos. Nas tardes de domingo ocorre o maior movimento das praças, como rodas de música ao vivo.

3. Buracos são eliminados das ruas do Imirim

O que antes era motivo de reclamação por parte dos moradores do Imirim, em especial dos motoristas, agora virou passado. Todos os buracos das Avenidas Imirim, Direitos Humanos e Caetanos Álvares foram recapeados. Nenhum motorista precisa ficar preocupado, principalmente nos dias de chuva, quando os buracos acumulavam água e tornavam-se armadilhas tanto para quem dirigia, quanto para os pedestres.

4. Imirim volta a promover grandes Quermesses

Um dos eventos mais tradicionais no bairro nas décadas de 1960 a 1980, volta a fulgurar no calendário de atividades culturais do Imirim. A "Grandiosa Quermesse" é realizada todos os fins de semana de junho na altura do 1300 da Avenida Imirim. A avenida é fechada para a montagem de barracas de comidas típicas das nações que ajudaram a formar o bairro, como: Portugal, Itália, Armênia e Japão. Há também barracas de jogos e um palco com apresentações musicais. A primeira noite do evento reuniu mais de 15 mil pessoas na Avenida Imirim. Nenhuma ocorrência foi registrada.

5. Moradores do Imirim dormem com portas e janelas abertas

Os problemas de segurança pública no Imirim foram superados, tanto que os moradores da região dormem tranquilamente, sem se preocupar com o risco de invasões ou furtos. Seguindo o modelo tradicional de regiões interioranas, hoje no Imirim é possível dormir com as portas e janelas de casa abertas devido ao altíssimo nível de segurança do bairro.

6. Imirim se torna novo polo cultural de São Paulo

Após décadas sem quase nenhum tipo de "vida cultural ativa", o Imirim passa a receber diversos pontos de cultura. Só este ano foram inauguradas 2 casas de cultura, 1 sala de teatro e 1 cinema com 4 salas. A ideia dos investidores, junto ao governo, é ampliar os espaços culturais no bairro, inclusive com cursos gratuitos para diversas faixas da população.

7. Imirim lidera ranking de Índice Educacional na cidade de São Paulo

Escolas públicas do Imirim são as primeiras colocadas no índice de desenvolvimento educacional medidos pela Secretaria de Educação. Os investimentos no setor alavancaram o rendimento escolar e diminuíram a evasão escolar. Com professores bem remunerados e motivados, merenda de qualidade e infraestrutura apropriada para o aprendizado, o Imirim recebe medalha de ouro no quesito educação.

8. População do Imirim recebe o título "Cidadãos mais generosos"

Uma pesquisa nacional realizada pela Unesco para identificar a comunidade mais generosa do Brasil, determinou que os cidadãos do Imirim são os mais generosos do país. Foram avaliados desde o nível de engajamento com causas do bairro até gestos significativos como: oferecer lugar no ônibus para idosos e gestantes, descarte de lixo em locais adequados, gentileza no trânsito entre outros. Mais um grande motivo de orgulho para o bairro.

9. Comércio do Imirim se torna novo reduto das boas compras

O comércio do Imirim passa a se tornar referência das boas compras. A alta no movimento foi tamanha, que comerciantes passaram a aumentar o quadro de funcionários e muitos já começaram a expandir seu negócios, realizando reformas para ampliação das lojas ou abrindo filiais na região. Com isso, o bairro passou também a aumentar as ofertas de emprego e investimentos do governo e de grandes empresas.

10. Conhece o Imirim? Claro que sim!

Com o desenvolvimento do bairro, o Imirim passa a ser conhecido nacional e internacionalmente. As mudanças radicais pelas quais o bairro passou renderam ao bairro a capa de uma das maiores revistas do mundo, a Time. Agora sim, o mundo conhece o Imirim e da melhor forma possível.

Mais sobre o bairro:

Voltar