Menu


Os 10 sobrenomes mais comuns no Brasil

18 AGO 2017
18 de Agosto de 2017

A revista Mundo Estranho da editora Abril fez um levantamento sobre a origem dos 50 sobrenomes mais populares do Brasil. Será que o seu está entre eles?

 

Segundo o levantamento da publicação, os 10 sobrenomes mais populares são:

1º LUGAR: SILVA

5.073.774 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Este sobrenome é também o mais comum em Portugal. A origem de “Silva” ou “da Silva” é a mesma, provém do latim silva que significa selva ou floresta.

 

2º LUGAR: SANTOS

3.981.191 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Assim como Silva, também é muito comum em Portugal. Deriva do latim sanctus que significa santo ou consagrado. Na Era Medieval, o nome Santos era dado aos nascidos em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos.

 

3º LUGAR: OLIVEIRA

3.738.469 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Entre as possíveis origens desse sobrenome português, a mais provável é a que faz referência à árvore da azeitona, a oliveira.

Quer receber as novidades do Guia Imirim no WhatsApp?
Clique aqui e informe o seu número. É grátis!


4º LUGAR: SOUZA

2.630.114 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Os “Souza” com Z são a maioria em relação aos “Sousa” com S (cerca de 830 mil pessoas). Tanto Souza como Sousa a origem é a mesma: vêm do latim saxa que quer dizer algo como seixo ou rocha.

 

5º LUGAR: RODRIGUES

2.399.459 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

De origem espanhola, significa “filho de Rodrigo”. Este sobrenome é muito comum nos países colonizados pela Espanha, como a Colômbia, a Venezuela, Cuba, a República Dominicana, o Uruguai e a Costa Rica.

 

6º LUGAR: FERREIRA

2.365.562 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Vem do termo latim ferraria que significa jazida de ferro, fazendo referencia aos locais onde os romanos exploravam o minério.

 

7º LUGAR: ALVES

2.264.282 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Esse nome é formado a partir do “nome do pai”. Alves é uma abreviação de Álvares, ou “filho de Álvaro”. Em latim, o termo álvaro corresponde a Al wais, que significa “o que tudo vigia, cuida, protege, defende” ou “totalmente sábio, precavido”.


8º LUGAR: PEREIRA

2.251.864 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Estudos a respeito desse sobrenome fazem referência ao português Rodrigo Gonçalves de Pereira que recebeu as propriedades de Palmeira e Pereira como pagamento pelos serviços prestados a dom Henrique de Borgonha. Muito provável que o nome faça referência a uma plantação de peras.

 

9º LUGAR: LIMA

2.020.288 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

O termo lima originalmente era destinado aos nascidos na região do rio Lima. De origem pré-romana, a raiz desse termo está ligada às regiões de Lemos, na Galícia e de Lamego, em Portugal.

 

10º LUGAR: GOMES

1.697.130 brasileiros(as) têm esse sobrenome

 

Esse nome tem raízes portuguesas e espanholas. Estudiosos acreditam que o nome tem origem em uma abreviação do visigodo Gomoarius, que significa “homem de guerra”.

 

Para conferir a lista com os 50 nomes mais comuns no Brasil formulada pela publicação Mundo Estranho, acesse aqui.

Leia também:

Voltar