Menu


Vacinação contra a febre amarela na região

25 OUT 2017
25 de Outubro de 2017

Desde a última sexta-feira (20) um dos assuntos mais comentados, especialmente aqui na Zona Norte, é a vacinação contra febre amarela.

Só se fala em “Você já tomou a vacina?”, “Você vai tomar?”, “Viu o tamanho das filas para vacinar?”.

Tudo começou após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no Horto Florestal e o fechamento do parque.

Depois disso, as autoridades municipais e estaduais anunciaram os mutirões para vacinação durante o último final de semana e, assim tem sido, todos os dias de filas quilométricas nas UBSs da região.

A campanha de vacinação tem como público alvo, nesse primeiro momento, pessoas que moram num raio de até 500 metros do Horto Florestal. Mas, vale lembrar que os parques da Cantareira e Anhanguera também foram fechados.


Além disso, a recomendação é que moradores do Tremembé, Cachoeirinha e Casa Verde também sejam vacinados.

Sendo assim, entendemos que, nós moradores do Imirim, precisamos nos vacinar, já que nosso bairro fica entre Cachoeirinha e Casa Verde.

Apuramos que a UBS Massagista Mário Américo, mais conhecida como “Sítio Mandaqui”, por enquanto não atenderá a demanda da vacinação.

A orientação é procurar as UBSs mais próximas do Imirim que são UBS Lauzane Paulista, UBS Vila Espanhola e UBS Dr. Walter Elias (Casa Verde).

Veja as informações sobre o atendimento das unidades que conseguimos apurar:

UBS Lauzane Paulista – iniciou a vacinação com grande procura e longas filas. Haverá atendimento no final de semana – 28 e 29 de outubro – sendo sábado das 8 às 16 horas e no domingo das 8 às 14 horas. Durante a semana, a distribuição das senhas acontece das 8 às 17 horas e a unidade funciona até às 18hrs. A UBS Lauzane fica na Rua Valorbe, 80. O telefone para contato é o 2231-8619.

UBS Vila Espanhola – já é uma unidade de referência na vacinação contra a febre amarela, ou seja, o serviço é oferecido continuamente, porém com o aumento da procura, a unidade está recomendando que as pessoas entrem em contato antes para confirmar a chegada de novas remessas de vacina. O telefone é o 2263-1569 e o endereço Av. João dos Santos Abreu, 650. O atendimento acontece das 7 às 18:30, mas é possível que a vacinação ocorra em horário especial.

UBS Doutor Walter Elias – é uma unidade de referência assim como a de Vila Espanhola. Não conseguimos contato com essa unidade para confirmar o sistema de atendimento. A UBS fica na Casa Verde, próxima ao Colégio “Matão”, na Rua Mourão Vieira, 11. O telefone é o 3858-8593.

Lembrando que, a dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo).

Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.


SOBRE A FEBRE AMARELA

A Folha de São Paulo fez uma lista com perguntas e respostas sobre a febre amarela. Confira aqui.

Leia também:

Voltar