Menu


Avenida Engenheiro Caetano Álvares

16 JAN 2017
16 de Janeiro de 2017

O engenheiro João Caetano Alvares Jr. nasceu em 18 de dezembro de 1894, filho do também engenheiro João Caetano Alvares e de dona Maria da Rocha Alvares.


Formou-se pela Escola Politécnica em 1917. Inicialmente ocupou o cargo de engenheiro-chefe da construção da extensão da linha que liga São Sebastião do Paraíso a Passos da Estrada de Ferro Mogiana. 


Durante 20 anos foi gerente da Companhia Construtora Nacional, responsável por obras de grande vulto em concreto armado (especialmente pontes, obras hidráulicas, viadutos da Via Anchieta, pontes sobre o Rio Tietê e Paranapanema, usinas hidrelétricas como Iapuçu e Salto Grande). 


Assumiu o cargo de titular da Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo no governo do então prefeito Jânio Quadros. Coube ao engenheiro Caetano Álvares realizar o chamado Plano de Emergência, que visava a melhorar especialmente as ruas da periferia e dos meios de acesso aos bairros, com incremento às obras de pavimentação. 

Em 1956 assumiu a Secretaria da Viação do Estado, nomeado por Jânio Quadros agora Governador do Estado, tendo permanecido no cargo até agosto do mesmo ano.


Em setembro de 1956 foi para a COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista), a pedido do próprio Jânio Quadros e do então Secretário da Fazenda, professor Carvalho Pinto. Foi a partir de então seu Diretor de Finanças e Superintendente. 


Em agosto de 1963 deixou a superintendência da COSIPA, tornando-se um de seus diretores (não executivo). Foi Conselheiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico de abril de 1961 a julho de 1962. 


Era sócio do Instituto de Engenharia e várias vezes membro de seu conselho diretor. Foi presidente do Sindicato das grandes estruturas e presidente do Conselho do Departamento de Águas e Esgotos. 


Na iniciativa privada, organizou em 1945 a Pedreira Cantareira, uma das mais bem instaladas de São Paulo e da qual foi seu superintendente até o seu falecimento ocorrido em 1967.


Conheça a história de outros nomes

Voltar