Menu


Rua Padre João Gualberto

18 JAN 2017
18 de Janeiro de 2017

O padre e doutor João Gualberto do Amaral, nasceu em Guapé, Minas Gerais, em 28 de abril de 1873.

 

Ordenou-se em Mariana no dia 21 de dezembro de 1895. No final de 1900, obteve o título de doutor em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana.

 

Na época em que São Paulo surgia como grande metrópole, padre João Gualberto conquistou a cidade com suas conferências sobre o protestantismo na matriz de Santa Cecília às pregações na velha Sé, sobre o dogma da Imaculada Conceição.

 

O bispo diocesano da época, D. José de Camargo Barros, convidou padre João Gualberto para ser professor do Seminário Diocesano, ainda no velho casarão da Luz, onde permaneceu de 1905 a 1913, lecionando Teologia Moral e Dogmática, Direito Canônico e Medicina Legal.

 

Em 1913, uma oposição com D. Duarte o fez ser transferido para o Rio de Janeiro, onde se tornou simples professor de religião no Colégio Assunção. Ainda assim, constantemente era solicitado, dava amostras de seu gênio, com aulas sobre "O papel do professor de Anatomia Patológica", na Faculdade Nacional de Medicina.

 

Anos mais tarde transferiu-se como capelão para o Carmelo de Petrópolis onde comemorou, em 1945, seu jubileu sacerdotal, sendo então inscrito no Livro Nacional do Mérito.

 

Faleceu em 28 de janeiro de 1948.


Conheça a história do nome de outras ruas

Voltar