Menu


13 presentes que o Imirim merece nos seus 184 anos

12 MAI 2017
12 de Maio de 2017
Nosso velho e querido bairro "de guerra" completa 184 anos de fundação. A região passou por muitas transformações ao longo desses quase dois séculos. No entanto, é inevitável afirmar que muita coisa ainda precisa ser feita, tanto pelos órgãos públicos, quanto pelos moradores e todos que por aqui passam.

O Guia Imirim listou 13 itens que julga necessários para o crescimento do bairro e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Confira:

1. Saúde

Sem saúde não se vai a lugar algum e esse item deve sempre estar no topo da lista de prioridades de qualquer lugar.
O Imirim possui poucas opções no que tange a saúde pública, como uma AMA e uma UBS. No caso de emergências, temos apenas os hospitais Mandaqui e o Vila Nova Cachoerinha como os mais próximos. Já o Hospital São José, localizado na Rua Diogo Cabreira, atende apenas pacientes vindos de outros hospitais (o que não é ruim, ok?).
Mas o Imirim precisa de mais investimentos em saúde, não só para a construção de "prédios" para cuidar de doentes, como também de prevenção por meio de campanhas locais.

2. Praças bem estruturadas

O bairro até possui algumas praças, mas infelizmente são pouco usadas por seus moradores por falta de infraestrutura das mesmas. Pequenas ações, como a implantação de equipamentos para exercícios físicos e brinquedos para as crianças, como já é feito pela Prefeitura em algumas praças, além da manutenção não só dos equipamentos, mas também da área verde, sem dúvidas atrairia as famílias para usufruir desses espaços públicos próximos às suas casas.

3. Segurança

Já perdemos a conta de quantos relatos de assaltos e ações criminosas aconteceram em nosso bairro nos últimos tempos. Ao que sabemos, não há mais um período do dia em que os criminosos atuam.
Percebemos alguns pequenos esforços da Polícia Civil em alguns pontos do bairro fazendo ronda e policiamento ostensivo. Mas ainda falta mais.
Além disso, falta mais conscientização, que as vítimas prestem queixa formalmente à Polícia por meio do Boletim de Ocorrência para que as regiões afetadas sejam mais vigiadas.

4. Respeito no trânsito

Essa atitude não é esperada apenas de quem mora no bairro, mas também de quem o frequenta. Quantas vezes você, na condição de pedestre, quase foi atropelado atravessando a Avenida Imirim por um veículo que ultrapassou a faixa de pedestres quando a prioridade era sua? Ou tão ruim quanto isso, quantas vezes os pedestres do Imirim desrespeitaram a sinalização e atravessaram vias na frente dos carros colocando suas vidas em risco e provocando acidentes?
Claro que esse desejo de respeito no trânsito não se restringe ao nosso bairro, o país precisa ter essa consciência, mas o Imirim poderia servir de exemplo. Que tal?

5. Comércio aquecido

O Imirim tem um baita de um potencial comercial, mas, por alguns motivos, perde na concorrência para outros bairros. Não vai dizer que você nunca deixou de fazer compras aqui para ir até Santana ou Cachoerinha?
Com a nossa experiência de Guia Imirim, podemos afirmar que alguns comerciantes de nossa região têm medo de ousar e acabam optando por práticas mais "tradicionais", e por isso, acabam se restringindo ao mesmo público fiel.
Existe "um Imirim" de negócios a ser explorado, mas falta mais investimentos e adequações para atender às novas formas de consumo.
Dê uma volta pela Avenida Imirim e veja quantas lojas fecharam suas portas. É triste ver isso em nosso bairro. 
Nossa esperança é de que mais investidores adotem o Imirim como território para seus negócios e que os que aqui estão, consigam crescer explorar melhor seu mercado.

6. Mais empregos

Aproveitando o exemplo do tópico anterior, já percebeu quantas placas de "ALUGA-SE" estão espalhadas por nosso bairro?
São espaços comerciais em uma região muito promissora que estão inutilizados. Serviços que não são prestados e oportunidades de empregos perdidas. Neste 184º aniversário, desejamos que o bairro atraia novos investidores, de diversos ramos, que possam gerar mais empregos e melhorias em nosso Imirim.

7. Espaços culturais

O Imirim possui muitos talentos artísticos que são pouco conhecidos sequer no Imirim, imagine fora dele. 
Já existem algumas iniciativas em nosso bairro que oferecem aulas de variadas modalidades artísticas e esportivas a crianças e adolescentes, mas o bairro também carece de um espaço cultural que possa servir de palco para a exposição do que é produzido culturalmente não só no Imirim, quanto o que vem de fora.
Se nos anos 1970 e 1980 o bairro já teve um cinema, porque não uma casa de cultura com exibição de filmes, shows musicais, peças de teatro, saraus e exposições de artes plásticas aberta à população?

8. Fim dos buracos

Este não é um problema exclusivo do bairro, e pelo visto, não é um problema fácil de se resolver. 
Percebemos algumas tentativas da prefeitura de tapar os buracos de algumas vias, porém, a qualidade do asfalto sempre deixa a desejar. Existem ruas com "crateras" em nosso bairro, causando risco de acidentes a pedestres e condutores. 
Desejamos uma solução eficaz e rápida para esse problema crônico de nossa cidade.

9. Festas de Rua

O Imirim já foi o "point" das festas de rua. No entanto, ao longo do tempo foi perdendo essa característica cultural. Alguns bairros paulistanos ainda conseguem manter até hoje a tradição das festas de rua, como ocorre no Bixiga a famosa festa de Achiropita.
Quem sabe não seremos surpreendidos em breve com a volta das Quermesses de Rua e a Festa das Nações?

10. Berço de personalidades

O Imirim já revelou muitos talentos em diferentes áreas: artistas, atletas, políticos, religiosos entre outros. Desejamos que mais "imirinenses" se destaquem na cidade, no país e fora dele, sempre pelo mesmo motivo: por fazer a diferença na sociedade.

11. Um bairro bonito

Algumas áreas de nosso bairro não são nada agradáveis aos olhos. Na própria via principal do bairro, a Avenida Imirim, você encontra lugares abandonados que destoam da paisagem agradável que se espera de um bairro domiciliar como o Imirim.

Um desejo urgente é que o Imirim não fique abandonado e passe por reformas para se tornar um "Bairro Lindo".

12. Preservação da história

O Imirim é um bairro com muitas histórias que precisam ver preservadas e compartilhadas com as novas gerações para que o bairro seja cada vez mais valorizado e respeitado. 
O Guia Imirim procura preservar e manter viva a história do bairro, mas cabe também a toda comunidade contribuir para que nossa rica história não se perca.

13. Ser mais conhecido

Por fim, o nosso bairro merece ser mais conhecido. Quantos amigos e conhecidos já perguntaram onde você mora e ao responder eles tiveram a mesma reação: dizer que não conhecem o Imirim?
Se boa parte desses presentes se tornarem realidade, certamente o Imirim será mais conhecido. Será conhecido como o bairro promissor, o bairro que cresce, o bairro mais feliz de São Paulo, o bairro que se reinventou mas sem perder sua essência. 
Enquanto isso, ficamos no desejo e na esperança de um Imirim ainda melhor.

Parabéns, Imirim!

Leia mais:

Voltar